Em encontro na Faculdade de Educação, especialistas debateram impactos da inserção do Novo Ensino Médio nas escolas. Reformulação está em processo de consulta pública
A Faculdade de Educação (FE) da Universidade de Brasília sediou, em 6 de junho, o seminário Ensino médio: o que as pesquisas têm a dizer?. Realizado pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (Anped), este foi o quinto e último encontro de um ciclo dedicado a mensurar os impactos da reformulação nas escolas.
O evento contou com a participação de Klever Corrente Silva, da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Luciano Rodrigues Duarte, do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), Miriam Fábia Alves, professora da Faculdade de Educação da Universidade de Goiás (UFG), e Wivian Weller, professora da Faculdade de Educação da UnB, com a mediação da vice-presidente da Anped na região Centro-Oeste, Fabiany de Cássia.
Durante a discussão, transmitida ao vivo nos canais da Anped e do MEC no YouTube, Luciano Duarte destacou a padronização da juventude pela Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio (BNCC), que, em sua visão, apaga o jovem contemporâneo, composto de diversidade e historicidade. Duarte ressaltou como, para o estudante, o ensino médio ultrapassa a busca por formação, sendo uma etapa responsável por criar marcos identificatórios e de socialização.
Miriam Fábia frisou como a reforma não resolve os problemas históricos do ensino médio, exemplificados pela má infraestrutura das escolas.
Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB
Texto: Secom UnB