O clima em torno da realização da Via Sacra ao Vivo de Planaltina é de emoção e expectativas. Atores, figurantes e público aguardam o momento de reencontro presencial depois de dois anos de interrupção em função da covid-19. Marcada para sexta-feira (15), a partir das 14h, a encenação da Paixão de Cristo já movimenta a comunidade com ensaios do espetáculo composto por 15 estações.
Com apoio de R$ 800 mil da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec), por meio de termo de fomento celebrado com a instituição Grupo Via Sacra, a montagem popular e sacra terá, ainda, transmissão ao vivo pelo canal do YouTube da organização. São esperadas mais de 100 mil pessoas, ao longo do dia, no Morro da Capelinha e nas redes sociais.
“Bem imaterial tombado do GDF, a Via Sacra ao Vivo de Planaltina é uma das mais importantes do gênero no país, com impacto na economia local de Planaltina e no turismo do DF. Neste ano, a celebração ganha outros tons com essa emoção do retorno ao local que há quase 50 anos emociona gerações de espectadores”, observa o secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.
Às 14h, a encenação se inicia com os atores do grupo Via Sacra subindo o Morro da Capelinha em cortejo para assumirem as suas posições, em uma ambientação cênica. Às 16h, começam os julgamentos: religioso de Cristo por Anás e Caifás, seguido pelo político por Herodes. Em seguida, abrem-se as 15 estações, com previsão de término às 20h30.
Fotos: Grupo Via Sacra