O trabalho Modelo de Gestão por Performance, que teve a participação de alunos, professores e orientandos, visa garantir a saúde da operação e o desenvolvimento da empresa

Será que a empresa que você administra está alcançando a máxima performance possível? Com esse questionamento, o Grupo de Pesquisa Gestão por Performance da Universidade de Brasília (UnB) elaborou o Modelo de Gestão por Performance, que alia indicadores financeiros e estratégicos para avaliar a saúde total da marca.

Devido à inovação e ao interesse para empreendedores, a pesquisa foi uma das selecionadas para expor na Campus Party Brasília deste ano, na área Open do evento, sendo a única representante da FACE (Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas da Universidade de Brasília).

Segundo o professor associado da UnB e líder do Grupo de Pesquisa Gestão por Performance, Alexandre Maduro-Abreu, a presença na Campus Party é uma excelente oportunidade para apresentar o projeto à sociedade e aos empreendedores. ” Obviamente, divulgar o Modelo de Gestão de Performance é importantíssimo. Principalmente, porque, por tudo que já vimos ele vai criar novos paradigmas na área da Administração. Mas tão importante quanto isso, é apresentar para a sociedade, em geral, os resultados dos trabalhos que desenvolvemos nas universidades. Ela precisam recuperar o status de protagonistas na criação de inovações, em todas as áreas do conhecimento, e eventos como esses são uma grande oportunidade para isso.”, comemora.

O docente explica que o Modelo de Gestão por Performance, que está sendo exposto na feira, tem como objetivo aumentar os horizontes das empresas, quando o assunto é resultado. “Muitas empresas costumam observar principalmente o lucro líquido e se contentam com o saldo positivo, mas esse pensamento está equivocado. O lucro é necessário, mas não é suficiente para explicar os resultados e a evolução de uma empresa. Com o desenvolvimento desse novo Modelo de Gestão comprovamos que medir a performance é mais importante, pois, além dos resultados financeiros, contempla a saúde como um todo da organização”, explica o Alexandre.

Para além da universidade

A elaboração do Modelo de Gestão por Performance contou com a participação de professores, alunos e orientandos, que para ser possível aplicar na prática, criaram o i3GS, um Instituto de Ciência e Tecnologia, privado e sem fins lucrativos, para avaliar a performance da gestão pública. 

Com a avaliação positiva do Modelo de Gestão por Performance, o professor Alexandre Maduro-Abreu e Kayton Ávila (ex-orientando e CEO da i3DATA) criaram, em 2021, uma startup de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), voltada para atender a iniciativa privada, a i3DATA.

A empresa criou a plataforma i3Performance, que tem como objetivo direcionar a melhor jornada para as marcas alcançarem a performance máxima, e, consequentemente, gerar mais lucro. O programa é uma inovação disruptiva que vai provocar revolução nos padrões dos softwares de gestão estabelecidos no mercado global, sendo baseado no Modelo de Gestão por Performance e em Data-Driven. A i3DATA ainda conta com estrutura de BIG DATA que pode ser integrada na plataforma, entregando dados do mercado, e ser utilizada para fazer trabalhos de consultoria em estudos segmentados.

Apesar de jovem, a empresa já conta com cases de sucesso, em uma grande rede de supermercados de Brasília, no segmento atacadista/distribuidor e, recentemente, fechou um contrato com uma instituição com mais de 600 associadas que irão utilizar o Modelo de Gestão por Performance.

Campus Party

A Campus Party ocorre até domingo, 27 de março, em formato híbrido, com atividades presenciais no Estádio Mané Garrincha e outra parte online. O estande da Universidade de Brasília está localizado na área Open, gratuita e aberta ao público.

Contato e sugestões:
📧 | comercialeldogomes@gmail.com

*Verifique a programação/abertura do local direto na rede social do ambiente.
** Foto: Joel Rodrigues/Agência Brasília

*** Texto redigido por: @gabilacrda