Conhecida pela sua belíssima voz, a cantora Dhi Ribeiro tem uma história inspiradora de vida e é um grande nome no cenário musical brasileiro.
Confira a seguir, sete coisas sobre essa artista ímpar, para que você possa conhecer melhor a voz que encantou milhares de brasileiros!
7 coisas sobre a cantora Dhi Ribeiro
1| Biografia
Dhi Ribeiro nasceu Edilza Rosa Ribeiro, em Nilópolis, zona oeste do Rio de Janeiro, em setembro de 1965, em plena ditadura militar. Com mãe mineira e pai baiano, mudou-se para a casa de seus avós em Salvador ainda muito criança, e foi lá que cresceu, no bairro da Saúde, no Centro Histórico.
2| Amor pela música
Desde muito pequena, tinha grande interesse pela música. Seu avô foi um dos sócios fundadores do Afoxé Filhos de Gandhi, levando o mundo do axé, do samba e da cultura afro para dentro de sua casa desde sempre. Foi assim, subindo a ladeira no Carnaval, ouvindo discos e cantando no coro da igreja que desenvolveu seu dom. Sua voz sempre se destacou das demais, bem como sua beleza ímpar.
3| Início de carreira
Aos dezesseis anos, sem nenhum planejamento, em um golpe de sorte do destino, acabou sendo convidada para fazer parte de uma grande agência de publicidade brasileira. E foi assim, experimentando um novo mundo, conhecendo o país, valorizando sua autoimagem, que pôde se reconectar com sua origem musical. Engajou-se na música como backing vocal, mas logo se destacou, e, em 1993, recebeu o prêmio de Cantora Revelação do Carnaval de Salvador.
4| Mulheres que brilham
Além das músicas em novelas, foi destaque e ganhadora do prêmio de Cantora Revelação no projeto Mulheres que Brilham, idealizado pela empresa Bombril, e que teve grande repercussão na mídia nacional. Na sequência, tornou-se jurada no quadro que leva o mesmo nome, no Programa Raul Gil, do SBT.
5| Televisão
Ela também participou de vários programas de TV, como Domingão do Faustão, Programa do Jô e Show da Virada, na Rede Globo; o programa Raul Gil e o Show da Gente, no SBT; Bem Amigos, na SporTV; Samba da Gamboa, na TV Brasil; Brasília É Show, na TV Brasília; e Talentos, na TV Câmara. É, até hoje, jurada do projeto Brasília Independente, na TV Globo Brasília.
6| Roda Dhi Samba
Criou, em 2015, o projeto Roda Dhi Samba, que promoveu o encontro de grandes sambistas em torno de um grande homenageado. Em sua primeira edição, foi homenageada a grande dama do samba Dona Ivone Lara. O evento também contou com a presença dos renomados cantores Diogo Nogueira e Jorge Aragão.
7| Projeto Casa Dhi
Com a pandemia, foi criado o Projeto Casa Dhi, onde a cantora realizou shows ao vivo em seu canal no Youtube e Instagram, com a possibilidade de apresentação também no canal aberto TV União, a fim de, ao tempo em que convocou os espectadores a fazer doações de insumos para auxiliar pessoas em situação de extrema vulnerabilidade e proporcionar emprego para sua equipe de trabalho e cachê para os convidados a cantar, proporcionar diversão e respiro a quem tem por ela apreço no cenário musical.
Contato e sugestões:
📧 | comercialeldogomes@gmail.com
Com informações da Wikipedia, apuração nas redes sociais e via Google Meu Local.
*Verifique a programação/abertura do local direto na rede social do ambiente.
** Foto: Divulgação/ Assessoria
*** Texto redigido por: @gabilacrda