Setur entrega 24 carteiras profissionais a formandos do curso técnico do Senac e aumenta a base de atendimento registrada no Cadastur. Quantidade de guias cresceu 269% nos últimos três anos, passando de 92 em 2019 para 340, em 2022
O receptivo de Brasília está mais forte. Nesta quinta-feira, a secretária de Turismo do Distrito Federal, Vanessa Mendonça, entregou a carteira de guia de turismo para 24 profissionais recém-formados pelo curso técnico do Senac. “Foram dois anos de curso ininterrupto, mesmo com a pandemia. O Senac não parou, vocês não pararam. Nós também não”, celebrou Vanessa Mendonça. A cerimônia ocorreu no Mezanino da Secretaria de Turismo e se estendeu também aos guias que estavam renovando a carteira junto ao Cadastur no DF.
“Estamos ressignificando Brasília, criando novos roteiros que vão possibilitar aos guias uma melhor comercialização. Vocês hoje possuem muitos produtos para vender. Desde já coloco os Centros de Atendimento ao Turista (CAT) à disposição para servir de ponto de apoio e onde os guias poderão mostrar seu conhecimento aos visitantes e, dali, sair para visitar as nossas rotas”, informou a gestora da Setur/DF. Para Vanessa, essa qualificação dos guias é uma oportunidade de gerar emprego e renda, e as rotas turísticas elaboradas pela Secretaria de Turismo são o produto para ser vendido ao visitante.
Rubens Tutu, guia acostumado a levar turistas às regiões administrativas e divulgar as belezas naturais do Distrito Federal, que recebeu sua carteira, disse que Brasília é a nova referência do turismo brasileiro. “A cidade está sendo redescoberta. Antes era conexão para a Chapada dos Veadeiros, hoje recebe no turismo rural, nos hotéis fazenda, na Rota do Cavalo. O incentivo que a Setur/DF está dando torna Brasília o novo caminho turístico do país”, definiu ele.
Fotos: Renato Braga/Setur-DF