O CCBB Brasília, abriu na última sexta-feira hoje (1º) a exposição Marc Chagall: sonho de amor. São 186 obras desse artista que marcou o século 20 pelo uso revolucionário das formas e das cores, pela criação de um universo lírico, poético e fantástico em suas pinturas e textos.
Nós, do blog, listamos sete razões para você ir nesta exposição icônica. Confira:
7 razões para visitar a exposição de Marc Chagall no CCBB Brasília
1| Cultura
É uma ótima maneira de sair do roteiro clichê de Brasília e inserir cultura para a sua mente, em um momento especial, com uma exposição única!
2| Diversidade de obras
São mais de 180 obras, produzidas entre 1922 e 1981, com pinturas, aquarelas, litografias e gravuras que abrangem seus temas mais caros: a infância e a tradição russa, o sagrado e suas representações, o amor e o mundo encantado na ilustração das Fábulas de La Fontaine.
3| Inspiração
Esta exposição apresenta a trajetória de vida e obra do pintor Marc Chagall, que marcou as artes no século XX com a criação de um universo único, pautado pelo lirismo e pelo uso revolucionário de formas e cores.
4| Uma história contada por obras
Esta exposição apresenta a evolução de mais de cinquenta anos de trabalho do artista e centra-se nos principais temas que inspiraram sua criação e sua vida: suas origens e as memórias de sua infância; as tradições russas e judaicas que ele viveu desde criança; sua profunda espiritualidade, que deu origem a criações muito intensas, principalmente às obras que se baseiam na Bíblia; a literatura, uma de suas paixões; as flores e o amor.
5| Entrada gratuita
Esta exposição, que está toda especial e conta com diversas obras, possui entrada gratuita e classificação indicativa livre para todos os públicos. Uma oportunidade ímpar de fazer um passeio diferente com toda a família.
6| Inspira amor
Com sua imaginação exuberante, Chagall criou um universo paralelo, único, cheio de vida e de cores vibrantes. E como ele mesmo dizia: “Na vida, como na paleta do artista, há apenas uma cor que dá sentido à vida e à arte: é a cor do amor”.
7| Um artista que inspira
Ao longo de sua vida, Marc Chagall (Vitebsk, Rússia, 1887 – Saint-Paul-de-Vence, França, 1985) construiu um universo próprio, por meio de suas pinturas e seus escritos. Um mundo lírico, poético e fantástico, em que tudo é possível. Um mundo de sonhos e cores em tons que brilham – cores intensas, que dão vida ao cenário e aos personagens, realistas ou imaginários, que povoam sua obra.
Da redação
[1] Foto: @EldoGomes
[2]Com informações do CCBB
- CCBB Brasília
SCES, Trecho 2 – Brasília/DF
Galerias 1,2 e Pavilhão de Vidro - Terça a domingo, de 9h às 20h