O própolis verde é um dos tipos de própolis encontrados no Brasil, muito valorizado por suas propriedades terapêuticas, sobretudo por sua diligência na regulação do sistema imunológico e ação antimicrobiana, conforme apontam algumas pesquisas.

Confira, a seguir, sete benefícios dele para você aderir ao consumo no seu dia a dia:

7 razões para aderir ao extrato de própolis verde em gotas

1| Antioxidante

A atividade antioxidante do extrato de própolis é uma das mais potentes dentre os alimentos. Isso porque ele é rico em fitoquímicos bioativos e compostos como ácidos fenólicos, flavonoides, lignanas, aminoácidos, ácidos graxos, vitaminas e minerais, que permitem que o organismo seja capaz de combater o estresse oxidativo e os radicais livres do corpo.

2| Anti-inflamatório

Ele também é usado para aliviar sintomas de dor de garganta, tosse, gastrite, aftas e para prevenir a formação de placa bacteriana e o mau hálito, por exemplo. 

3| Faz bem para a pele

Em estudo realizado com pessoas internadas na Unidade de Queimados do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, no interior paulista, um gel à base da resina de própolis verde se mostrou bastante proveitoso para a recuperação da pele.

4| Ajuda a melhorar o sono

A substância pode ajudar quem pratica atividades físicas no período noturno ou tem uma rotina muito variada, enfim, pessoas cujos hábitos influenciam no famoso ciclo circadiano.

5| Efeito antiviral

Um dos efeitos mais estudados sobre esse ingrediente é sua ação sobre os vírus. Os flavonoides (crisina e canferol) em sua composição diminuem a taxa de replicação do vírus da herpes, por exemplo. Por outro lado, o ácido cinâmico do própolis age de forma significativa sobre o vírus da Gripe A (H1N1). 

6| Acelera a cicatrização de feridas

Foi comprovado que o própolis atua sobre lesões de pele impedindo o crescimento e a ação das bactérias, leveduras e fungos, acelerando o processo de cicatrização. Aplicar própolis na pele a cada 3 dias pode ajudar a tratar pequenas queimaduras e prevenir infecções. Entretanto, mais estudos são necessários para a definição da dose e efeitos desse composto.

7| Ajuda a prevenir o câncer

O própolis possui efeito anticancerígenos, pois como é imunomodulador, consegue aumentar a atividade dos anticorpos, reduzindo a chance das células se tornarem cancerosas e impedindo a sua multiplicação. Alguns estudos indicam que o uso do própolis como tratamento complementar do câncer de mama é bastante eficaz.

Acompanhe a gente no Instagram | 📸 @EldoGomes

[1] Com informações do Wikipedia, Google e Meu Local
[2] Foto: Pexels
[3] Verifique outros detalhes direto nas redes sociais. [4] Texto redigido por: @GabiLacrda