Ter um bom engajamento é uma tarefa que requer estratégia e conhecimento, pois estamos constantemente disputando pela atenção do nosso público. O engajamento no Instagram é, sem dúvidas, uma das métricas mais acompanhadas por quem tem um perfil comercial nessa rede e quer ter cada vez mais proximidade com o próprio público-alvo.
Pensando nisso, nós do blog, listamos sete maneiras de melhorar sua retenção:
7 maneiras de criar um engajamento com seu público no Instagram
1| Se planeje
Não tem jeito, a primeira e melhor dica para ter um bom engajamento no Instagram é planejar e publicar conteúdos que tenham qualidade e estejam alinhados às necessidades do seu público.
2| Use as hashtags corretas
As hashtags são os hiperlinks no Instagram. Elas permitem que as pessoas vejam seu conteúdo quando fizerem uma busca, clicarem na hashtag e irem na sessão “Explorar”, onde o algoritmo do Instagram seleciona publicações relacionadas com aquilo que o usuário já engajou.
3| Aposte nos vídeos
O Instagram oferece três meios para publicar vídeos: o Stories, o IGTV e o próprio feed . Experimente todos e perceba quais causam maior impacto diante dos seus seguidores. Os reels, em especial, costumam ter um melhor alcance.
4| Descubra seus melhores horários
Você sabia que o Instagram entrega seus conteúdos com alcance potencializado em determinados horários? Por isso, posts que são publicados nessa faixa recebem mais interações e visualizações. No geral, das 14h às 15h isso acontece, mas depende bastante do seu público.
5| Interaja com seus seguidores e potenciais seguidores
Pode ser básico para você, mas essa é a ação que trará mais resultados em termos de engajamento no Instagram. Então, se você recebe um comentário, uma pergunta, um direct ou uma crítica, precisa responder! Com empatia, sendo útil e relevante e, acima de tudo, de forma rápida e eficaz.
6| Incentive a interação
Existem diversas formas de estimular essa interação, no Instagram por exemplo, as enquetes são uma ótima forma de engajar seus seguidores. Crie as postagens pensando sobre como o seu público alvo irá interagir contigo. Responder comentários também é uma ótima forma de aumentar o engajamento, já que seu público se sentirá ainda mais próximo de seu negócio.
7| Stickers
Manter o público entretido e fazê-lo se sentir parte da criação dos conteúdos e catálogos são pontos-chave na hora de gerar mais engajamento. Pensando nisso, o Instagram criou os adesivos do Stories, que se utilizados da maneira correta, ajuam no engajamento.
Da redação
[1] Foto: Pexels