Brasília é conhecida nacionalmente por ser palco do governo e de manifestações históricas. Mas quem disse que a capital federal se limita a isso?! Arte e cultura também estão presentes de forma veemente no Distrito Federal, desde os primórdios.

Confira sete lugares que você precisa conhecer:

7 espaços culturais gratuitos que você precisa visitar em Brasília

1| Biblioteca Nacional de Brasília

O projeto, assinado por Oscar Niemeyer, tem como principal missão democratizar o acesso do público à informação, principalmente para as camadas menos favorecidas da população, com ações que beneficiam o Sistema de Bibliotecas Públicas do Distrito Federal.

2| Casa do Cantador

Há mais de 35 anos, a Casa do Cantador é um centro cultural da cidade, recebendo desde artistas da cena cultural de Ceilândia a grandes manifestações culturais, a exemplos dos festivais nacionais e regionais de cantores repentistas, encontros dos forrozeiros do DF e de feiras de arte e cultura da Ceilândia.

3| Cine Brasília

Com a vinda de Paulo Emílio Salles Gomes, a convite de Darcy Ribeiro, para a fundação do curso de cinema na Universidade de Brasília (1965), a cidade confirmou de vez sua vocação para as artes cinematográficas, e o Cine Brasília se tornou um espaço para as revoluções do cinema nacional. Foi também em 1965 que começou a Semana do Cinema Brasileiro, que daria origem ao Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, o mais político, longevo e vibrante festival do nosso cinema, que no Cine Brasília fez lar desde a primeira edição.

4| Concha Acústica

Localizada às margens do Lago Paranoá, no Setor de Clubes Esportivos Norte (ao lado do Museu de Arte de Brasília – MAB), está a Concha Acústica do Distrito Federal. Inaugurada oficialmente em 1969, a Concha Acústica foi projetada por Oscar Niemeyer e doada pela Terracap à Fundação Cultural de Brasília, hoje Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Foi o primeiro grande palco da cidade, construído com o objetivo de receber eventos e shows ao ar livre.

5| Espaço Cultural Renato Russo

O ECRR virou referência em oficinas de diversas artes, sendo considerado um dos mais importantes centros de formação da identidade artística do Distrito Federal. Além de contar com diversos ambientes que estrelam espetáculos, oficinas, saraus, workshops e exposições artísticas, o espaço permite que o público possa conferir um acervo de aproximadamente 3.500 exemplares e documentos sobre linguagens artísticas, na Biblioteca de Artes Ethel Dornas.

6| Espaço Oscar Niemeyer

O Espaço Oscar Niemeyer foi projetado pelo arquiteto e inaugurado em 1988, com o objetivo de abrigar a Comissão do Conjunto Cultural e a Fundação Oscar Niemeyer, instituindo em Brasília um espaço com a vocação de homenagear o artista e autor da arquitetura reconhecida como obra do século pela UNESCO.

7| Museu de Arte de Brasília (MAB)

O MAB consolidou-se como espaço de formação e informação, adequando-se à função museológica, aperfeiçoando suas ações, na compreensão de que é um bem cultural imprescindível para a cidade e para a região. Neste entendimento, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa tem empreendido esforços para garantir condições que reúnam conforto, segurança e acessibilidade ao local.

Da Redação,
Por Gabi Lacerda


[1] Foto: Secretaria de Cultura DF
[2] Verifique outros detalhes direto nas redes sociais. [3] Texto redigido por: @GabiLacrda