O Instagram é a mídia social mais utilizada no Brasil, sendo o segundo maior em número de usuários na rede. Durante a pandemia, o uso do Instagram aumentou em mais de 70%,nesse cenário, 59% dos usuários passaram a assistir Lives. Por isso, esse tipo de vídeo se tornou ainda mais interessante para se comunicar com sua audiência.
Quer começar a apostar neste tipo de conteúdo? Confira sete dicas:
7 dicas para quem quer fazer lives no Instagram
1| Foque em um tema
Um tema interessante é o segredo para chamar a atenção das pessoas que vão participar da sua live. Pensando nisso, o ideal é escolher um assunto que ajude sua audiência a resolver problemas ou mesmo facilite a vida de alguém.
2| Bastidores
Em geral, o público adora saber como são os bastidores. Portanto, mostrar o funcionamento do seu negócio pode ser uma boa oportunidade para uma live.
3| Informe sua audiência
O Instagram notifica seus seguidores de que você iniciou uma transmissão ao vivo. Porém, para garantir maior alcance e engajamento, é interessante planejar sua Live com antecedência e avisar seus seguidores e assinantes sobre a data da transmissão.
4| Treine antes de entrar ao vivo
Antes de iniciar o vídeo ao vivo, faça uma gravação no celular seguindo o roteiro e reproduzindo a mensagem que será transmitida. Além disso, gravar a si mesmo antes da real transmissão ao vivo pode te ajudar a perceber algo que não ficou legal no seu cenário, ou até a encontrar o melhor ângulo e iluminação.
5| Atente-se à iluminação
E por falar em iluminação, outro ponto que você não pode esquecer de dar atenção é a iluminação do local. Neste quesito, o recomendado é não depender da luz natural – pode até ser que ela permita qualidade à imagem, mas geralmente não a suficiente para ter uma imagem de qualidade.
6| Tenha um bom cenário
Lembre-se: o belo atrai. Em sua decoração, vale a pena incluir um item que remeta à sua marca, pode ser um logo ou um quadrinho que indique o endereço de seu site, por exemplo.
7| Estimule a interação
É essencial estimular a interatividade do público, a fim de gerar mais curtidas e comentários. Dessa maneira, a plataforma entende que seu conteúdo é relevante e, com isso, passa a distribuir para mais pessoas.
Da redação
[1] Foto: Pexels