Não é novidade que Brasília é um verdadeiro deleite para quem quer prestar concurso público. Mas isso não significa que torna-se fácil conquistar a carreira dos sonhos.

Então, pensando nisso, nós, do blog, listamos sete dicas para que você se saia bem na prova. Confira:

7 dicas para quem está estudando para concurso público em Brasília

1| Tenha foco

O primeiro passo para se dar bem nos estudos para o concurso é saber qual caminho seguir. Escolha o cargo desejado e procure por editais anteriores. Não é recomendável que você se prepare para diversos concursos ao mesmo tempo. O ideal é focar no seu objetivo e seguir em frente.

2| Antecipe-se

Antecipar-se nos estudos é dar início à preparação antes mesmo da abertura de um concurso. A preparação exigirá tempo do candidato e, deste modo, quem antecipa os estudos levará vantagens sobre os demais candidatos. Vale ressaltar que mesmo sem o edital em mãos, é possível dar início aos estudos com base em análises de concursos anteriores, visando conhecer as matérias que são cobradas de acordo com a vaga desejada.

3| Crie um cronograma e ciclo de estudos

No mundo dos concursos públicos, o cronograma e o ciclo de estudos são as maneiras mais populares de estruturar o seu plano de estudos. Enquanto o primeiro método costuma ser baseado em um divisão de disciplinas mais fechada, estipulando matérias para dias específicos, o segundo é conhecido por ser mais flexível, baseando-se na ordem das disciplinas e não nos dias.

4| Informe-se sobre o mundo dos concursos

Fica difícil escolher para qual concurso estudar quando você não tem ideia das possibilidades! Por isso, um passo muito importante é pesquisar sobre os certames abertas e previstas.

5| Comece pelas matérias que tem mais afinidade

Inicie seus estudos por aquelas matérias que você tem mais facilidade ou que gosta mais. Caso já tenha estudado alguma disciplina antes, retome os estudos por ela. É importante que nesse início, você escolha uma matéria ou até mesmo um assunto específico para que o estudo flua com mais naturalidade, para que consiga ir subindo degraus. Fazendo uma analogia com treinamento físico, se você não gosta de correr, não adianta começar pela corrida, porque logo irá desistir.

6| Estimule-se com mini recompensas

Apesar de estar fazendo tudo certinho, ainda haverá dias que você não estará disposto e com dificuldade para se concentrar. Não se preocupe. Isso é normal. A dica para driblar o bode é: ofereça-se algumas pequenas recompensas. Pense: “Se eu terminar de estudar X matéria até tal hora, poderei ir ao cinema com meus amigos”. Também vale se auto chantagear com chocolates e outras comidinhas gostosas

7| Descansar também é importante

Respeitar seu corpo e sua mente e dar um tempo para o descanso, também faz parte da disciplina. Faça uma pausa de até 10 minutos a cada hora de estudo. Levante, ande, tome uma água. Evite estudar estressado ou ansioso.

Acompanhe a gente no Instagram | 📸 @EldoGomes

*Com informações da Wikipedia.
[1] Foto: Banco de Imagens / Pexels