De fato, viajar de avião pela primeira vez, é uma experiência que pode parecer assustadora para muitas pessoas. São vários detalhes para prestar atenção e, com sinceridade, inúmeras formas de tudo dar errado, então é fácil entender o nervosismo de quem não tem tanta prática no assunto. Mas fique tranquilo! A experiência de voar é um processo simples e, com algumas poucas diferenças entre destinos nacionais e internacionais, funciona da mesma forma no mundo inteiro. Depois de um ou dois voos você já vai ter pegado o jeito.

E para deixar sua experiência mais tranquila e evitar possíveis perrengues, nós, do blog, listamos sete dicas imprescindíveis, que um viajante precisa se atentar:

7 dicas essenciais para quem vai viajar de avião pela primeira vez

1| Chegue cedo

Para voos nacionais, é recomendado chegar sempre com uma a duas horas de antecedência. Já para internacionais, com quatro horas de antecedência. Dependendo do tamanho do aeroporto, pode ser necessário chegar ainda mais cedo.

2| Defina o melhor horário

Com base no seu planejamento de viagem, antes de comprar suas passagens decida qual é o melhor horário para viajar. Prefere embarcar durante a noite? Ou ver o pôr do sol nas alturas? Ver o nascer do sol? Decida isso e não esqueça: as viagens de avião durante o dia sempre têm boas paisagens. Talvez, na sua primeira vez, viajar à noite possa te privar de admirar isso.

03| Escolha a melhor tarifa para você

Na hora de efetuar a compra da passagem, muitas empresas aéreas oferecem diferentes tarifas para a mesma rota. Quanto mais cara a tarifa, maiores os benefícios. Na hora da compra, é preciso avaliar se algum desses benefícios é importante para você. Assim será mais fácil definir se a compra deve ser a da passagem mais barata, intermediária ou mais cara.

04| Documentos

Para voos nacionais é preciso um documento de identificação válido com foto, podendo ser o RG (preferencialmente com foto atual e com menos de 10 anos de expedição), carteira de motorista, carteira de trabalho ou passaporte. Para destinos internacionais os documentos necessários variam. Para países que fazem parte do Mercosul, apenas a identidade (com menos de 10 anos) é suficiente. Para os restantes é obrigatório passaporte, e, dependendo do país, pode ser preciso que ele seja válido por mais 6 meses antes de vencer. Também pode ser necessário um visto (documento que te autoriza a visitar um país), e em alguns casos comprovante internacional de vacinação.

05| Vista roupas confortáveis

Dependendo do voo, você ficará horas sentado em uma poltrona relativamente pequena. Em um voo curto, pode ser confortável, mas um voo longo pode ser bem cansativo. Então, não esqueça de ir com uma roupa confortável, leve, que não atrapalhe os seus movimentos. Para quem tem problemas de circulação ou de ficar muito tempo sentado, vale colocar uma meia adequada. Também é importante levar casaco, pois o feio do ar-condicionado o tornará necessário. E se te ajuda a dormir, um pequeno travesseiro ou apoio de pescoço pode ser uma boa.

06| Faça o check-in online

Algo muito legal e que facilitará a sua vida, é realizar o check-in online. Dessa maneira, você pode ser organizar melhor, evitar filas e ficar tranquilo.

07| Cuidado com o excesso de bagagem

Cada companhia aérea tem regras específicas quanto às bagagens permitidas, o que também muda caso o destino seja nacional ou internacional.  Confira antes quantas malas poderá despachar, qual o peso e as dimensões máximas de cada mala, o que é permitido deixar na bagagem de mão, entre outras regras. E uma dica muito importante: se tiver algo de valor nas malas, tranque com cadeado. Outra dica é identificar as bagagens e tirar uma foto delas, pois, caso elas sejam extraviadas, isso pode ajudar a companhia aérea a encontra-las mais facilmente.

Da Redação,
Por Gabi Lacerda
(@GabiLacrda) 🐻

[1] Foto: Eldo Gomes
[2] Verifique outros detalhes direto nas redes sociais.

[3] Com informações do Google, apuração via Meu Local