1| Calendário
Há uma teoria que diz que a brincadeira do “dia da mentira” na verdade começou na França no reinado de Carlos 9º. Na época o ano novo acontecia no dia 25 de março e as festas iam até o dia 1º de abril. Em 1562 isso mudou, pois o papa Gregório 13, instituiu um novo calendário para todo o mundo cristão, onde o ano seria iniciado no dia 1º de janeiro, mas os franceses custaram a se adaptar ao novo calendário, mantendo suas comemorações por mais alguns anos. Não demorou muito para que começassem a ridicularizar esse apego enviando aos conservadores adeptos do calendário anterior os apelidando e fazendo convites para festas inexistentes.
2| Mentiras
Na França, o dia 1º de abril começou a se popularizar como dia da mentira quando começaram a marcar para o dia 1º de Abril casamentos falsos, além da pregação de cartazes com falsas determinações reais.
3| Nordeste
No Ceará existiu um “Cajueiro da mentira”, que ficava na Praça do Ferreira, no Centro de Fortaleza onde havia um concurso de mentiras para nomear o “caba mais mentiroso”
4| Tabloide
O tabloide Daily Mail no dia 1º de Abril de 2017, publicou que o príncipe Harry havia marcado uma festa de casamento surpresa com Megan, em forma de pegadinha com os leitores.
5| Portugal
Em Portugal, o Dia da Mentira é comemorado na semana do Carnaval. A brincadeira mais comum é a de se jogar farinha no rosto das pessoas.
6| Bélgica
Na Bélgica, a data é usada para crianças fazerem uma brincadeira onde as crianças “sequestram os adultos” e o resgate deve ser pago com doces.
7| Polônia
Na Polônia é praticamente um crime não entrar na brincadeira. Isso porque até a mídia e o poder público participam dos trotes de 1º de Abril. A prática mais corriqueira é a de jogar água nas pessoas na rua.
Texto redigido por @GabiLeaoDisney