Sendo um marco importante para o País, 7 de Setembro é celebrada a Independência do Brasil. Pensando nessa data relevante, que acontece amanhã, a gente listou sete curiosidades incríveis sobre ela. Bufu! Vem com a gente conferir?!

01| Se não fosse a maçonaria, não teria acontecido

A Independência do Brasil não teria sido possível sem a interferência da maçonaria. Desde o século XVIII havia maçons no Brasil, e muitos deles envolveram-se em movimentos políticos contra a Coroa Portuguesa. A Inconfidência Mineira também ocorreu graças a eles.

02| Custou caro

O Brasil teve que pagar caro para que ela acontecesse. No tratado de paz, ficou estabelecido que o novo governo pagaria 2 milhões de libras esterlinas a Portugal.

03| Lepoldina

Leopoldina da Áustria foi nomeada Chefe de Estado e Princesa Regente interina do Brasil. Fez isso porque precisava partir em viagem à província de São Paulo a fim de resolver por lá alguns conflitos políticos que poderiam inviabilizar o processo de Independência.

04| Problemas Intestinais

Existem muitos registros da época que alegam que D. Pedro 1º estava tendo muitos desconfortos gástricos na ocasião da proclamação e a célebre pose heroica dele é apenas uma representação feita artisticamente e ele montava uma mula, não um ccavalo.

05| Principal causa

A independência foi resultado de um processo de desgaste nas relações entre os colonos brasileiros, sobretudo da elite, com Portugal. Tudo começou com a transferência da família real portuguesa para o Brasil.

06| Quando começou a repercussão

Negociações estenderam-se durante 1820 e 1821, mas, a partir de 1822, o sentimento separatista começou a ganhar força e não foi pacífico, houve bastante resistência. Em 7 de setembro de 1822, a situação mostrou-se insustentável, e o regente declarou a independência.

07| Celebrações

A grande marca das celebrações que ocorrem por todo o país são marcadas por desfiles feitos pelo Exército brasileiro. Em Brasília, acontecem desfiles por membros das Forças Armadas, contendo até veterando que lutaram na Segunda guerra Mundial.

Texto redigido por @Gabbileao

Foto: reprodução via pexels/banco de imagens gratuito.