O dia do Trabalho, ou dia do Trabalhador é uma data muito importante para o Brasil e para o mundo, devido seu valor histórico e simbologia, de empoderamento àqueles que trabalham e movimentam a economia mundial.
Como hoje celebramos está data tão importante, nós, do blog, reunimos sete curiosidades acerca do dia do trabalhador, que você precisa saber. Confira:
7 curiosidades sobre o dia 01 de maio, dia do trabalhador!
1| Nasceu de um protesto
O Dia do Trabalhador foi criado em 1889 por um congresso socialista em Paris, capital da França, em homenagem a um protesto que foi realizado três anos antes, exatamente no dia 1º de maio de 1886 em Chicago, nos Estados Unidos.
2| Dia do trabalhador no Brasil
No Brasil, há a tradição de reunir os trabalhadores e fazer uma confraternização entre todos. Um destaque que vale a pena ressaltar é que em Cascavel, cidade localizada no oeste paranaense, acontece a Festa do Trabalhador. Toneladas e mais toneladas de carne são assadas para celebrar o dia.
03| Não é a mesma data em todos os países
O Dia do Trabalho é reconhecido em 157 países, mas nem todos celebram a data no dia primeiro de maio. Nos Estados Unidos, a data é sempre a primeira segunda-feira de setembro e marca uma série de festas e atrações no país.
04| Getúlio Vargas ressignificou a data
Em 1940, o presidente Getúlio Vargas utilizou o dia 1° de maio para anunciar um novo salário mínimo. No ano seguinte, foi anunciada a criação da Justiça do Trabalho no Brasil. Em decorrência da forte propaganda trabalhista de Vargas, o feriado tornou-se uma data festiva e não mais de luto pelo sacrifício dos trabalhadores americanos.
05| O Brasil ficou 55 anos sem celebrar a data
Um fato muitíssimo curioso é que mesmo sendo um feriado nacional no Brasil, a Bahia ficou 55 anos sem comemorar a data porque os governantes acreditavam que era uma enorme contradição não trabalhar no Dia do Trabalho.
06| É celebrado no Vaticano
No Vaticano é celebrada uma missa, todo 1º de maio, em homenagem aos trabalhadores, mas por lá a data se chama Dia de São José Operário. Nos textos, o Papa levanta pautas como a exploração do trabalho, a dignidade, o direito a um trabalho e outras tão importantes quanto.
07| A importância da data
O empoderamento dos trabalhadores aconteceu em momentos de salto no desenvolvimento industrial e até hoje são necessárias melhorias e condições que acompanhem as mudanças no mundo. Por isso, é importante se lembrar da data, para que todas as pessoas tenham dignidade no trabalho e um salário justo.
Da Redação,
Por Gabi Lacerda (@GabiLacrda) 🐻
[1] Foto: Pexels/Lukas
[2] Verifique outros detalhes direto nas redes sociais.
[3] Com informações do Google, apuração via Meu Local