O Carnaval começou e gostando ou não a tradição que transcende gerações é uma das mais animadas do ano e é um momento maravilhoso para curtir ou até mesmo dar aquela relaxada antes da Quaresma.
Confira sete curiosidades sobre o Carnaval:
7 curiosidades sobre o Carnaval que você precisa saber
1| É uma tradição milenar
O carnaval no Brasil baseia-se na tradição católica romana de desfrutar de uma festa antes da Quaresma. O carnaval percorreu um longo caminho para se tornar uma espécie de evento hedonista em todo o país. Portanto, é a última festa para os foliões antes da Quarta-feira de Cinzas começar seguida dos 40 dias da Quaresma.
2| Carnaval significa afastar-se da carne
O ano é 590 d.C. e o Papa Gregório reconhece oficialmente o Carnaval, uma festa pagã, com a condição de que o dia seguinte, a Quarta-Feira de Cinzas, seja usado para purificação dos pecados cometidos durante os festejos. O termo Carnaval tem sua origem na expressão latina carnem levare, cujo significado é “afastar-se da carne”.
3| A Ásia é o único continente sem Carnaval
Diz-se que a Ásia é o único continente sem Carnaval. Mas o Japão celebra o chamado Awa Odori, que é uma das mais antigas tradições japonesas, embora não seja realizada em fevereiro, mas em agosto.
4| Blocos de Carnaval
Os blocos carnavalescos surgiram no Brasil na segunda metade do século XIX. Contavam com a participação de membros das elites urbanas e eram compostos por pessoas fantasiadas, carros decorados e bandas musicais.
5| Marchinhas
As primeiras marchinhas de carnaval surgiram nos salões cariocas por volta de 1880. Foram criadas para animar a festa de forma alegre, irreverente e popular.
6| O maior bloco carnavalesco do mundo é em Recife
O grande momento do Carnaval do Recife acontece com o tradicional desfile do Galo da Madrugada. Criado em 1978, é considerado pelo Guinness Book o maior bloco carnavalesco do mundo.
7| Carmen Miranda
Em 1972 e 2008, a escola de samba Império Serrano fez desfiles homenageando Carmen e sua contribuição para o Carnaval brasileiro não só através da moda, mas da gravação de marchinhas de sucesso, num momento em que as fantasias eram todas inspiradas em criações europeias.
Da Redação,
Por Gabi Lacerda
[1] Foto: Pexels
[2] Verifique outros detalhes direto nas redes sociais. [3] Texto redigido por: @GabiLacrda