7 fatos sobre

1| Bandeira

Quando a Ucrânia fazia parte da União Soviética, a bandeira foi proibida e, antes de 1949, não havia bandeira oficial do Estado até a adoção da bandeira vermelho-azulada da RSS da Ucrânia.

2| Perseguição x Independência

As pessoas que hasteavam as bandeiras azul-amarelas na Ucrânia soviética eram processadas como criminosas. A bandeira azul e amarela foi provisoriamente adotada para cerimônias oficiais em setembro de 1991 após a independência da Ucrânia.

3| História

Maidan Nezalezhnosti, principal praça de Kiev, local tradicional de comícios políticos, incluindo quatro campanhas radicais de protesto em grande escala (Revolução Laranja e Euromaidan).

4| Cultura

As raízes dos símbolos nacionais ucranianos vêm de antes dos tempos cristãos, quando o amarelo e o azul prevaleciam em cerimônias tradicionais, simbolizando o fogo e a água.

5| Divisões

Após a sua fragmentação no século XIII, a Ucrânia foi invadida, governada e dividida por uma variedade de povos. Uma república cossaca surgiu e prosperou durante os séculos XVII e XVIII, mas a nação permaneceu dividida até sua consolidação em uma república soviética no século XX. Tornou-se um Estado-nação independente apenas em 1991.

6| Fronteiras

A Ucrânia compartilha fronteiras com a Moldávia, a Romênia, a Hungria, a Eslováquia, a Polônia, a Bielo-Rússia e a Rússia. O mar Negro e o mar de Azov ficam ao sul.

7| Geografia

Quase todo o território ucraniano é plano. Os montes Cárpatos ficam no oeste. A península da Crimeia se estende ao sul, adentrando o mar Negro; nela se encontram os montes da Crimeia, que atravessam toda a península.

Em atualização, desde 16h25

*Com informações da Wikipedia, apuração nas redes sociais e via Google Meu Local.
** Por aqui sempre 7 coisas sobre os principais fatos.

*** Fotos: Banco de Imagens / Pexels