Você muito provavelmente já deve ter visto algumas pessoas utilizando a palavra “cringe”. A gíria é muito utilizada pela Geração Z e dominou as redes sociais ultimamente, para fazer referência a um sentimento de vergonha alheia.

Mas calma, se você está se sentindo perdido com a gíria, confira sete coisas sobre ela, para se manter informado:

7 coisas sobre o que é ser cringe, tire dúvidas

1| Usabilidade da palavra

Esta, por sua vez é uma gíria adaptada do inglês para designar alguém que é visto como brega, vergonhoso, ultrapassado e fora de moda.

2| Vexame

O termo tem origem inglesa e é utilizado como uma gíria para se referir aos momentos em que as pessoas passam por situações desconfortáveis e constrangedoras. 

3| Tradução

Antes de aderir o termo “cringe” ao seu vocabulário, é importante entender o significado por trás dessa expressão. Em inglês, a palavra nada mais é do que um verbo que significa algo parecido com “encolher-se”, “retrair-se” ou “aninhar-se com medo”.

4| Significado para os britânicos

De acordo com o dicionário de Cambridge, da Inglaterra, há duas formas de usar este verbo: sentir-se muito constrangido e envergonhado por algo, ou, se afastar repentinamente de alguém ou algo porque está com medo.

5| Significado para or americanos

Para os norte-americanos, o significado fica mais relacionado com a sensação de medo: recuar, se curvar, agachar, quando se está com medo; recuar de algo perigoso ou doloroso, ou, agir de maneira tímida e servil; bajular.

6| Como se tornou popular

A expressão se popularizou e passou a ser usada em vídeos no TikTok e Twitter. Mas a repercussão do “cringe” ganhou ainda mais força após discussões entre a Geração Z e os Milennials, para descrever o que é ou não vergonhoso. E daí, nasceu o meme do cringe.

7| As pessoas utilizam a palavra da forma errada

Mas vale ressaltar que, de acordo com professores de inglês, a palavra, de origem inglesa, se refere a um verbo e não a um adjetivo, como teve o seu uso adotado.

Acompanhe a gente no Instagram | 📸 @EldoGomes

 Foto: Pexels/Banco de Imagens