O piauiense radicado em Brasília, Professor Fábio (@professorfabiosousa), tem 46 anos, nasceu em São Miguel do Tapuio (PI), filho do Senhor Domingos e Dona Antônia, com sete irmãos. Caçula de oito filhos, e em 1982, a família chegou em Brasília, crescido no Guará/DF.

7 fatos sobre

1| Jornada de estudante

Os estudos sempre me motivaram e junto à admiração que tinha por meus professores enxerguei a profissão de ensinar como algo promissor. Depois de concluir os estudos da educação básica, fui aprovado no vestibular de ciências biológicas da Universidade de Brasília, onde me formei em 2000.

Com o diploma de licenciatura plena na mão, fiz o concurso público para professor da rede pública de ensino, e fui aprovado. Em 1999, iniciei a minha jornada nas salas de aula do Centro de Ensino Fundamental Polivalente, levando a experiência de ter exercido a função como contrato temporário na Escola Normal de Ceilândia, desde 1996.

2| Gestor

As boas ideias e atuações no Polivalente me fizeram ir além e inclui em meu histórico profissional atividades como diretor da unidade escolar, por 10 anos; gerente de Ensino Fundamental e diretor da Coordenação Regional de Ensino do Plano Piloto e Cruzeiro; e ainda conselheiro do Conselho de Educação do DF, sendo presidente da Câmara de Planejamento, Legislação e Normas deste colegiado de 2013 a 2018, este último enquanto também ocupava o cargo de subsecretário de Planejamento, Acompanhamento e Avaliação da SEEDF.

Durante os anos de 2020 a 2021, fui secretário executivo da Secretaria de Educação. Exerci a função exatamente nos anos em que o mundo se deparava com a chegada da pandemia da Covid-19. Fui o responsável pelo plano de vacinação primária de todos os profissionais da educação – cerca de 62 mil – das redes pública e privada de ensino do DF contra o coronavírus, e defendi o retorno presencial nas escolas somente com a imunização de todos os profissionais atuantes na SEEDF.

3| Conquistas

A minha atuação como gestor é marcada por conquistas para os estudantes, familiares de toda a comunidade escolar e servidores da Educação. Como contribuições estão: implantação de 50 creches no DF; criação da Lei do Programa de Descentralização Administrativa e Financeira (PDAF), com liberação de emendas parlamentares; concepção da Revista Com Censo; ampliação do programa Educador Social Voluntário; debate e construção do currículo da Secretaria e do Plano Distrital de Educação e ainda participação ativa na Lei da Gestão Democrática no DF.

Fora essas ações e inciativas, também trabalhei ativamente para atender o total de famílias inscritas pelo Telematrícula – telefone 156 – para o atendimento de 4 e 5 anos na rede pública. O ensino de línguas estrangeiras para pessoas de baixa renda também foi foco de minha atuação, quando trabalhei na ampliação de oito para 17 Centros de Línguas, distribuídos nas 14 regionais de ensino. Também implantei o sistema de avaliação na Secretaria de Educação, tendo como uma das ações o Simulado do ENEM para todos os estudantes da 3a série regular do Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e rede privada do DF.

4| História em Brasília

Morei no Guará dos seis aos 31 anos, nas QE 32 e QE 42, e foi estudante de três escolas públicas da Secretaria de Educação do Distrito Federal – CEF 05, ED 01 e GG – todas localizadas na cidade de minha residência. Eu acreditava que ajudar em casa seria bom para toda a família e – mesmo com pouca idade – dos 8 aos 12 anos, trabalhei como vendedor de jornais pelas ruas do Guará.

Depois de muito percorrer as quadras da cidade, consegui fixar meu ponto de venda na banca da QE 34. A oportunidade veio a partir de um convite do proprietário do estabelecimento que me propôs cuidar da banca em um dos turnos do dia. O meu trabalho era reconhecido – gerava resultados – e com apenas 15 anos de idade comprei o local, uma das grandes conquistas de minha juventude.

Atualmente, moro no Park Way, com meus filhos pets, Stan, 2 anos, Cane Corso Italiano, e Bobby, 9 anos, Chow- Chow, meus grandes e fiéis amigões caninos, além de um casal de corujas, Bella e Leléu, que vive solto na natureza.

5| lutas

No mesmo período, garanti que nenhum contrato temporário fosse cancelado durante a suspensão das aulas presenciais na pandemia e também que nenhum servidor terceirizado fosse demitido.

6| Serviço público

Como professor de carreira e com a longa história de trabalho pela qualidade da educação pública do DF, recebi o título de especialista em Gestão Escolar, capacitado pela Academia de Liderança em Gestão Escolar de New York/EUA.

7| Futuro

Escolhido pelo governador Ibaneis Rocha e pelo presidente do MDB e da CLDF, Rafael Prudente, para ser o candidato da Educação a deputado federal, reconheço que problemas existem e estou pronto para enfrentar todos os que surgirem.

Precisamos de coragem, força de vontade, trabalho sério, competência, profissionalismo e ações conjuntas para solucionar todos os desafios que se apresentam na vida e profissionalmente.

Juntos, vamos escrever um novo capítulo para Educação no Distrito Federal, pois chegou a hora de Brasília se tornar uma Cidade Educadora, com a valorização de todos os profissionais da educação e respeito aos estudantes e à comunidade escolar. Vamos dar passos mais decisivos em direção ao desejo de contribuir com a Educação, com a Gestão Pública e com a mudança na forma de fazer política no DF.

Acompanhe no Instagram | (@professorfabiosousa)

Com informações da site oficial do candidato / fotos divulgação