Natural de Brasília, o deputado reeleito Wellington Luiz de Souza Silva nasceu em 23/11/1966 e tem 55 anos de idade.

Confira, a seguir, sete curiosidades sobre o deputado e sobre algumas leis criadas por ele que já foram aprovadas:

7 coisas sobre o deputado distrital eleito Wellington Luiz

1| Biografia

Nasceu em Brasília em 23 de novembro de 1966. Sua mãe é do Piauí e seu pai Pernambucano. O primeiro local em que Wellington e sua família moraram no DF foi na Candangolândia e depois no Guará. No total são seis irmãos, dois já falecidos.

2| Defesa da moradia

Ao assumir a Presidência da CODHAB em 2019, Wellington Luiz destravou a fila de contemplação e regularização fundiária da história do DF, tendo a porcentagem de 71,4% de contemplações a mais que qualquer gestão passada. Às famílias que esperavam mais de 15 anos, em sua gestão foi possível trazer não só a tão sonhada moradia quanto dignidade para a população do Distrito Federal.

3| Carreira

Wellington iniciou sua carreira profissional como bancário, no antigo Banco Nacional e em 1988 ingressou como servidor público no Corpo de Bombeiros: “Para mim foi uma das minhas maiores lições de vida, principalmente pela função, pelo papel que se exercia. Trabalhei muito tempo como motorista de ambulância e prestava socorro. Aquilo era extremamente gratificante”.

4| Escola bilíngue

A Lei Institui no DF a Escola Pública Integral Bilíngue (Libras) e Português-Escrito, com o objetivo de oferecer a comunicação e o ensino em Língua Brasileira de Sinais – (Libras) e em Língua Portuguesa escrita e que qualquer comunicação e atividades pedagógicas da escola deverão ser realizadas em Libras e/ou Português-Escrito. Para alcançar este resultado, o trabalho foi feito em parceria entre a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), professores, pais, surdos e assessoria do Gabinete do Deputado Wellington Luiz.

5| Lei de acessibilidade aprovada

De acordo com a Lei, serão disponibilizados equipamentos para lazer e recreação adaptados para portadores de necessidades especiais nos parques, praças e centros desportivos. A acessibilidade é um direito de todos.

6| Lei de dispositivos sonoros nos transportes públicos

Aprovada pela Câmara Legislativa do DF e sancionada pelo governador Rodrigo Rollemberg, a Lei n. 5.459, de autoria do Dep. Wellington Luiz, determina a instalação de dispositivos sonoros nos veículos de transporte público de passageiros do DF, possibilitando a identificação de chamada feita por pessoas com deficiência visual, nas paradas de ônibus.

7| Banco de sangue virtual

A Lei nº 5.693/16, de autoria do deputado distrital Wellington Luiz foi sancionada pelo governo do Distrito Federal. Servidores públicos do DF que desejarem ser doadores de sangue poderão se inscrever voluntariamente e disponibilizar através de cadastro junto ao site da Fundação Hemocentro de Brasília dados como nome, idade, tipo sanguíneo, e-mail e telefones para contato, com vistas a futuras coletas.

Acompanhe a gente no Instagram | 📸 @EldoGomes

Com informações do site oficial de Wellington Luiz
[1] Verifique outros detalhes direto nas redes sociais
[2] Foto:
@WellingtonLuizDF