Hoje faz apenas 3 dias da posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que já computa diversos feitos positivos para o país, com enfoque em planos sociais e ambientais.

A posse do Governo Lula, que aconteceu no dia 1º de Janeiro foi emocionante e contou com a presença de diversos chefes de estado. Desde então, o presidente cumpriu promessas e tem mostrado compromisso para a prosperidade do país.

Nós, do blog, listamos sete sete feitos do presidentes, divulgados pelo site oficial de Lula, que merecem destaque. Confira:

7 coisas que Lula já fez como presidente do Brasil

1| Brasil de volta: Imprensa internacional destaca participação de Lula na COP 27

Os mais importantes veículos de comunicação ao redor do mundo destacaram a participação do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva na Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP27, no Egito. A presença de Lula na conferência marca a volta do Brasil ao centro do debate mundial sobre o meio ambiente. A notícia, muito positiva para o país, rendeu grande repercussão internacional nos relatos sobre a COP 27.

2| Participação feminina nos Ministérios

Governo de Lula terá 11 ministérios comandados por mulheres. Entre as nomeadas, estão nomes conhecidos dos brasileiros, como a senadora do Mato Grosso do Sul Simone Tebet, que também concorreu como presidente no primeiro turno das eleições de 2022, Marina Silva, ex-senadora e ex-deputada federal de São Paulo, e a cantora baiana Margareth Menezes, que assumirá o ministério da Cultura. Também teremos Luciana Santos, que vai chefiar Ciência e Tecnologia; Nísia Trindade, a Saúde; Margareth Menezes, a Cultura; Cida Gonçalves, o Ministério da Mulher; Anielle Franco, a Igualdade Racial; e Esther Dweck, o Ministério da Gestão.

3| O Bolsa Família vai voltar

Na avaliação do Tribunal de Contas da União (TCU), o Bolsa Família é o programa social mais eficiente no combate à pobreza e à desigualdade no Brasil. A conclusão consta do Relatório de Fiscalização em Políticas e Programas de Governo (RePP) de 2021, entregue pelo ex ministro Bruno Dantas, do TCU, ao vice-presidente eleito, Geraldo Alckmin, junto a outros três documentos que servirão de subsídio ao trabalho do Gabinete de Transição Governamental.

4| Tradição de natal filantropa de Lula

Há 19 anos, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém uma tradição no final do ano. Desde 2003, no primeiro ano de seu primeiro mandato, Lula todos os anos participa do Natal dos Catadores. Ele foi o primeiro chefe de Estado brasileiro a receber a categoria e proporcionar condições para transformar sonhos e projetos em realidade.

5| No primeiro dia, Lula cumpre promessas e revoga decretos de Bolsonaro

Presidente restringe o acesso a armas, garante o pagamento dos R$ 600 às famílias pobres e revoga decretos que impedem combate aos crimes ambientais e a participação social.

6| Em encontros bilaterais, Lula discute cooperação em políticas sociais e comerciais

No primeiro dia após a posse como presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com dez chefes de Estado e representantes de governos estrangeiros. Os encontros bilaterais ocorreram no Palácio do Itamaraty, nesta segunda-feira (02/01), e tiveram como principal objetivo estreitar relações internacionais nas temáticas de comércio e políticas sociais.

7| Lula defende que conferência do clima seja realizada na Amazônia em 2025

Em seu primeiro evento na COP27, realizada no Egito, o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva defendeu que a conferência do clima de 2025 seja realizada na Amazônia. “Acho muito importante que as pessoas que defendem a Amazônia, que defendem o clima, conheçam de perto o que é aquela região para que possam discutir a Amazônia a partir de uma realidade concreta”, disse, ao afirmar que levará a proposta ao secretário geral da ONU.

Acompanhe a gente no Instagram | 📸 @EldoGomes

[1] Com informações do site oficial de Lula
[2] Foto:
Ricardo Stuckert
[3] Verifique outros detalhes direto nas redes sociais [4] Texto redigido por: @GabiLacrda