Se você tem a disponibilidade de trabalhar remotamente e um espírito aventureiro, não existem limites para quando você pode viajar e descobrir o Brasil (e o mundo). Mas é preciso prestar atenção a alguns detalhes básicos para que sua jornada não se torne um pesadelo.

Abaixo estão os principais destaques do que todo bom viajante deve considerar durante suas aventuras para ter o melhor dos dois mundos.

1) Cuide de sua segurança digital

Ao trabalhar longe de casa, um dos maiores erros que as pessoas cometem é confiar demais nas redes públicas de Wi-Fi. Por mais convenientes que elas pareçam ser, podendo ser encontradas em aeroportos, restaurantes e hotéis, essas redes são na verdade uma grande fonte de riscos cibernéticos.

Como elas não possuem, em geral, nenhum mecanismo de defesa (algumas sequer exigem senha para o acesso), elas são um prato cheio para criminosos virtuais, que as invadem e roubam os dados de todos os usuários conectados a elas.

Para evitar ter dores de cabeça com isso, especialmente se você estiver trabalhando com dados confidenciais na rede, é imprescindível que você proteja sua conexão com uma rede virtual privada (VPN). Afinal, ao usar uma boa VPN grátis para PC, você adiciona uma camada de criptografia à sua navegação e impede terceiros oportunistas de bisbilhotar suas atividades online.  

2) Planeje seus horários

Quando se está em um destino incrível, é muito fácil perder a noção dos seus horários e acabar atrasando seu trabalho. Por isso, antes mesmo de chegar ao seu destino, tenha em mãos uma planilha com toda a sua rotina planejada. 

Divida seu dia em momentos de produtividade e de lazer, e busque acomodar suas atividades em intervalos convenientes e factíveis. O mais recomendável é dar uma boa margem de segurança para as atividades do trabalho, afinal nunca se sabe quando os imprevistos vão acontecer (como queda da eletricidade, falta de conexão ou atrasos normais das suas tarefas).

Mas também não se sobrecarregue com o trabalho. Reserve um tempinho para admirar a vista, aproveitar a culinária local e fazer novos contatos.

3) Capriche na sua bagagem, mas sem exageros

Ao organizar sua bagagem, pense no local e na duração da sua viagem. Esses dois pontos têm reflexos não apenas na quantidade de roupa que você deve levar, mas também nos demais itens que poderão fazer falta.

Caso pretenda visitar um local remoto, conhecido por suas tempestades, é uma boa ideia levar um carregador portátil para seu celular e computador, por exemplo. Já para lugares ensolarados, levar uma boa quantidade de protetor solar é fundamental. Mas evite exageros. Lembre-se de que você terá de carregar sua bagagem em boa parte do percurso.

A questão do dinheiro também deve ser bem pensada. Nem todos os lugares vão aceitar cartão de crédito ou PIX, então, dependendo do destino, é bom levar também uma quantia em dinheiro vivo. 

4) Mantenha contato com familiares e amigos

Por mais aventureiro que você seja, sempre haverá quem espera você em casa. Não cometa o erro de negligenciar seus entes queridos durante suas aventuras. Tente incluir em seus horários um tempinho para ligar ou mandar uma mensagem para seus amigos e familiares. Eles ficarão gratos por ter notícias suas.

Tenha em mente também que, em algumas localidades, a comunicação pode ser dificultada. Por isso, antes mesmo de sair de casa, planeje medidas que possam facilitar chamadas e/ou trocas de mensagens. Talvez seja uma boa ideia atualizar seu plano telefônico ou investir num hotel que disponha de boa conexão Wi-Fi (e também em um serviço de VPN para se proteger).

Seguindo essas recomendações, sua experiência será certamente mais positiva e você poderá aproveitar sua viagem muito mais, sem prejudicar seu trabalho por isso. O ponto-chave é saber equilibrar seu lado profissional com o lazer, buscando medidas que garantam sua segurança, comodidade, diversão e comprometimento de forma conjunta.

Foto: Pexels