Uma reportagem do Wall Street Journal indica que o Google tem se reunido com alguns dos principais publishers do mercado de jornalismo na Europa para discutir uma negociação para a inclusão de conteúdo na plataforma. A ideia seria pagar uma licença a estes veículos em troca do fornecimento de notícias para o que parece ser um novo produto da companhia, focado justamente no noticiário.

Em declaração oficial ao jornal, o Google escreve que quer “ajudar as pessoas a procurar jornalismo de qualidade”, exaltando a importância de “manter uma democracia informada e ajudar a apoiar uma indústria de notícias sustentável”“Nós nos preocupamos profundamente sobre este tema e estamos conversando com parceiros sobre procurar formas de expandir nosso trabalho atual com publishers, a partir da construção de programas como a nossa iniciativa do Google News” encerra a companhia sobre o caso.

Esta não seria a primeira ocasião que a empresa recorre a um modelo de negócios para firmar acordo com o jornalismo. No fim do ano passado, o Google começou a licenciar trechos de radiojornalismo de veículos grandes como a ABC, a Associated Press, a CNN, a Reuters e a Fox News Radio, além de menores e restritos a determinadas localizações, para alimentar o Google Assistente de um noticiário adequado ao dia a dia do usuário.

A questão com a Europa, porém, é que no continente o Google precisa lidar com uma lei de direitos autorais que a impede de resgatar conteúdos do tipo sem pagar uma taxa pelo preview. Esta regulação é uma que a empresa se recusa a pagar, o que a leva a conduzir esta negociação para a criação de um outro formato de reunião de notícias.

Informações do B9